Espaço de textos, estudos, ensaios e opiniões do Pastor João Viegas

01
Jan 14

Gratidão a Deus

“...E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passava pela divisa entre a Samária e a Galiléia. Ao entrar em certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, os quais pararam de longe, e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! Ele, logo que os viu, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos. Um deles, vendo que fora curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças; e este era samaritano. Perguntou, pois, Jesus: Não foram limpos os dez? E os nove, onde estão? Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou...” (Lucas 17:11 a 19)

 

 Há algo que se tem vindo a perder na Igreja, no Corpo de Cristo em geral: Gratidão a Deus! Hoje em dia vemos Fé, conhecimento, pregação, louvores e adoração, técnica, show, muita emoção à flor da pele… mas vê-se pouca gratidão, pouca adoração verdadeira e pouca rendição a Deus… Já Jesus dizia que andava em busca dos que O adorem em Espírito e em Verdade...

 

Hoje todos sabem andar pela Fé, todos sabem fazer a 4.ª dimensão, através da confissão e possessão, todos sabem alcançar o que mais pretendem, o que mais amam, o que verdadeiramente almejam nesta vida… mas vê-se poucos a serem gratos de coração, mesmo entre irmãos, mesmo entre ministérios e pastores. Há honra (entre ‘profetas’), exigência, arrogância, obrigações, proibições, mas não se vê que se acenda uma luz para relançar a verdade da Palavra e explicar ao povo de Deus, que tudo provém da Graça…

 

Muitos de nós éramos como os leprosos que se aproximaram de Jesus: sempre estivemos de longe… nunca tivemos interesse de nos envolvermos mais, de nos aproximarmos mais do criador, de O buscarmos, de O amarmos, de O servirmos, porque não queremos investir o nosso tempo em Deus e na Igreja, nem queremos sentir que dependemos d’Ele, ou que afinal de contas, sempre dependemos d’Ele, em toda a nossa vida… Sempre nos achámos autossuficientes, nunca nos habituámos a pedir ajuda, nunca pedimos oração…

 

E aí, entra a passagem que lemos no início… a falta de gratidão é como a falta de higiene e de uma alimentação saudável: conduz-nos à doença. E nesta passagem, a doença retratada foi a lepra. A lepra pode representar muita coisa a nível espiritual. Pode representar a ingratidão, a rebelião, a desobediência, a obstinação, a falta de pureza… mas a nível físico era uma doença que lentamente conduzia à morte. Hoje está erradicada e tem cura, mas na altura não tinha.

 

Assim, a lepra pode significar que estamos com o caráter errado na nossa vida, como aconteceu com o General Naamã (II Reis 5:1 a 27), que achando-se alguém superior e importante, ia desperdiçando a oportunidade de ficar sarado, pelo poder de Deus através do Profeta Eliseu, só porque a forma como Deus indicou a cura dele era desprestigiante (7 mergulhos no lamacento Rio Jordão).

 

A lepra também pode significar rebelião contra os nossos Pastores, Patrões, Pais, autoridades, tal como nos relata o caso de Miriam, profetiza, sacerdotisa e irmã de Moisés (Números 12:1 a 15), que se insurgiu contra o próprio irmão, por este estar casado com uma mulher estrangeira (algo proibido pela Lei, instituída posteriormente). O problema não estava em Miriam falar a situação, mas sim por colocar a autoridade e posição de Moisés emCausa e por sua vez colocar em causa a escolha de Deus para liderar a nação que se estava a formar.

 

A lepra pode ainda significar ganância ou desejo pelo que não foi Deus que deu, tal como aconteceu com Geazi, moço do Profeta Eliseu (II Reis 5:1 a 27), na sequência da cura do General Naamã. Eliseu não aceitou nenhuma oferta ou prenda de Naamã, para lhe mostrar que Deus opera por misericórdia e amor e não pela riqueza pessoal de cada um, mas Geazi acabou por se deixar enganar pelas riquezas, mentindo e enganando e assim trazendo grande desgraça para ele e para a sua descendência.

 

A lepra também pode significar que achamos já não precisamos de frequentar a Igreja, ou da ajuda do Pastor, ou até de Deus, conforme aconteceu com o Rei Uzias (II Crónicas 26:16 a 21), onde devido à importância que este garantiu pelos seus feitos e até pela sua obediência inicial a Deus, achou que para além de Rei, também poderia ser sacerdote e entrou no templo para queimar incenso ao Senhor, acabando em desgraça e morrendo pelo erro cometido sem se ter arrependido do mesmo.

 

Por fim, a lepra pode significar que precisamos sempre de batalhar contra a nossa própria natureza limitadora e pequena, humana e frágil, tal como Deus mostrou a Moisés, no encontro real que este teve com o Todo-o-Poderoso (Êxodo 4:1 e 6 a 8), onde Deus lhe deu a missão, a chamada e Moisés via-se a si mesmo pelos olhos da idade que tinha já (80 anos), pela falta de capacidade que achava em si. Essa luta, quando inexistente e quando aceitamos as nossas limitações, gera lepra na natureza implantada por Deus, em nós, através da Palavra. Deus espera que nós, apesar de humanos, falhos e limitados, olhemos para Ele e aceitemos a Sua Natureza em nós, o Seu Poder que nos aperfeiçoa e nos torna invencíveis e a Sua Palavra que nos faz fortes, robustos e sábios.

 

No caso destes leprosos que se aproximaram de Jesus, Ele mandou-os cumprir a Palavra (irem ao sacerdote)… e quando o fizeram, imediatamente ficaram sãos. A Palavra é a cura para a lepra na nossa vida! A Obediência à Palavra de Deus! Mas por amor! Por querer! E a diferença que temos de viver é que depois ao sentirmos a cura na nossa vida, possamos ser como o leproso que voltou para adorar a Jesus: gratos! E quando o somos a Deus, estamos a demonstrar que sabemos o que é o verdadeiro significado da Graça em nós, que temos a nossa Fé fundamentada nessa mesma Graça de Deus e que por isso Lhe somos gratos! (Hebreus 11:6)

 

Para terminar este estudo, falta a pergunta: Qual o preço para sermos gratos a Deus?

O preço é afastar-nos do pecado… da maldade… da inveja… do ciúme… da crítica… acabar com a murmuração… com a acusação… com o apontar do dedo (Isaías 58:6 a 11)… vivermos uma vida de amor e em amor… em perdão! (Colossenses 3:12 a 15)Ou seja, mudar a nossa vida! Aproveitar o início deste novo ano e dar a volta que precisamos para sermos diferentes e fazermos a diferença!

 

Tome essa decisão hoje mesmo, sele isso no seu coração com oração ao Senhor e entre numa vida sã com Deus, livre da lepra e da ingratidão na sua vida, na sua casa, na sua família e na sua descendência.

Deus abençoe!

Pst. João Viegas

 

publicado por Jv às 01:04

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


mais sobre mim
Janeiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


arquivos
subscrever feeds
pesquisar