Espaço de textos, estudos, ensaios e opiniões do Pastor João Viegas

16
Dez 12

 

LIVRES PARA AMAR A DEUS COM TODAS AS NOSSAS FORÇAS

 (Desfazendo a TEOLOGIA DA PROSPERIDADE)


Amados em Cristo,

Tenho visto nos últimos tempos uma perda do Temor a Deus, no Corpo de Cristo deste planeta. Sem que tenhamos notado, vi a apostasia e a doutrina falsa entrar sorrateiramente nas Igrejas e pior: no coração do povo de Deus.

E uma das áreas em que mais vejo cegueira Espiritual é precisamente na área das finanças. E digo-vos: o inferno tem ganho terreno nesta área, tem vencido muitas batalhas, porque tudo ocorre na mente e nos corações de todos nós.

E um dos cavalos de batalha é a famosa 'Teologia da Prosperidade'. Bom, vamos ver se eu consigo escrever o que me vai no coração...

Não quero ofender ninguém, quero apenas apresentar o que me vai na alma, no tocante a este assunto. Não pretendo atacar ninguém em particular, nem nenhuma denominação. Apenas falar o que tenho sentido no meu coração:

"...Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido..." (Josué 1:7 e 8)

Gosto muito desta passagem bíblica, em especial no Versículo 7, onde diz "...não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares...". E isto diz-me o quê? Diz-me que eu não posso ser radical. Não posso optar por um lado ou pelo outro, em nada! Tenho de optar SEMPRE pela Palavra de Deus! E por isso mesmo, no que toca ao assunto deste texto, eu sou contra os abusos que se tem feito, através da Palavra de Deus, para se enunciar a teologia da Prosperidade. Mas também sou contra, aqueles que a negam, que se opõem à verdade da Palavra de Deus e por isso opõem-se à Benção!

Deus quer-nos abençoados. Deus quer-nos prósperos. Deus quer tenhamos em tudo AMPLA SUFICIÊNCIA em todas as coisas e em todas as áreas! Mas acima de tudo, Deus quer que confiemos n'Ele e só n'Ele! Nunca confie nas riquezas, nem confie em que lhe dá dinheiro/ bençãos... CONFIE EM DEUS!

"...Abençoado é o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará..." (Salmo 1:1 a 3)

Deus quer-nos abençoar! Deus quer que tenhamos sempre tudo suprido, para podermos ajudar o evangelho a prosseguir em frente, através do nosso dízimo e oferta, na nossa Igreja local, para podermos ajudar quem precisa e ainda ter o suficiente para a nossa vida!

"...Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra; conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça. enquanto em tudo enriqueceis para toda a liberalidade, a qual por nós reverte em ações de graças a Deus. Porque a ministração deste serviço não só supre as necessidades dos santos, mas também transborda em muitas ações de graças a Deus..." (II Coríntios 9:7 a 12)

Ele supre as nossas necessidades em todas as alturas, por isso, enquanto filhos de Deus, temos a obrigação de suprir as necessidades da Casa de Deus e suprir as necessidades de quem precisa!

"...Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus..." (Filipenses 4:19)

"...Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e próspera ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado..." (Ezequiel 16:49)

O mal não está em ter prosperidade, ou viver bem. O mal está em fazer disso o objetivo de vida! Faça de servir a Deus o seu único objetivo de vida! Dedique a sua vida, o seu tempo, o seu talento, as suas forças, a servir ao Senhor na Igreja e na sua família!

Ainda, para terminar, quero focar mais um ponto: o Dízimo. Originalmente o dízimo não era lei, mas foi incluído, por Deus na 'Lei de Moisés'. Cristo SIMPLIFICOU a Lei, reduzindo-a de 613 preceitos a 1 só: Amor (amar a Deus acima de tudo, amar ao próximo como a mim mesmo)!

Cristo nos livrou da maldição da Lei! "...Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro..." (Gálatas 3:13)

Por isso o Dízimo já não é uma lei. Não é obrigatório. Não pode meter medo a ninguém.

Você pergunta-me: O Pastor é dizimista? A sua Igreja é dizimista?

Resposta: SIM! Mas porque quero! Por AMOR A DEUS! Mesmo que Ele não me abençoasse (que abençoa!), eu era Dizimista de todo o meu coração, porque nunca terei o suficiente para Lhe devolver, pelo que Ele fez, faz e ainda fará por mim!

Liberte-se da Lei, entre na Graça e tome posse de tudo quanto Deus tem para si, hoje! Seja livre para agir em Amor! Esqueça-se de tudo o que os outros dizem e fazem e que o seu agir, o seu querer e o seu efetuar sejam os mesmos de Jesus!

Receba a revelação de Deus!

"...Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de uma mente sã..." (II Timóteo 1:7)

Estou são de mente, para dizer que tudo quanto faço, dou e entrego ao Senhor, na Igreja da qual sou Pastor, faço-o por amor e sem esperar nada em troca.

Deus vos abençoe!
Pst. João Viegas
publicado por Jv às 05:00

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


mais sobre mim
Dezembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14

17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


arquivos
subscrever feeds
pesquisar