Espaço de textos, estudos, ensaios e opiniões do Pastor João Viegas

07
Set 16

“...Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles,E as suas palavras até aos confins do mundo...” (Romanos 10:13 a 17)

 

As novas tecnologias e o desenvolvimento humano nunca poderão estar separados do Corpo de Cristo. Precisamente por muitos afastarem as novas tecnologias, o Evangelho de Jesus Cristo tem sido alvo de gozo e considerado retrógado! Isto porque não utiliza os avanços tecnológicos que vão surgindo, dificultando a propagação da Palavra de Deus e até facilitando este processo que é vital para a salvação de todos o que crerem em Jesus.

 

Recordo-me de ter estudado que quando a locomotiva foi inventada, muitos achavam que a caldeira onde era gerada a força motriz a vapor estava 'cheia de demónios'... sou do tempo de ouvir pastores dizerem que a televisão era um 'instrumento do diabo' e que a antena era uma parte 'anatómica traseira' do dito cujo... mais tarde eram os computadores pessoais que eram do anticristo e a internet era a rede do inferno... enfim, tudo o que é novo, desconhecido e que demonstra o avanço tecnológico humano, era imediatamente negado e afastado pela Igreja...

 

Não nego que muito da obra do anticristo surgirá também pelas novas tecnologias, mas, isso não significa que não as devemos utilizar a favor do evangelho, ou das pessoas! Muita da tecnologia dos dias de hoje, nomeadamente a internet, foram criadas pelos cientistas das várias fações intervenientes durante a II Guerra Mundial (aliados ou eixo), hoje aplicadas para outros fins, propósitos e objetivos.

 

Mas infelizmente, o que vemos é a ‘adaptação’ do evangelho à sociedade de hoje, facilitando o pecado nas famílias, casas e vidas de cada um de nós! Nunca poderemos mudar a mensagem da Cruz! Nunca poderemos facilitar o evangelho ou transformá-lo numa coisa sem valor e sem ‘boas notícias’! O evangelho nunca pode mudar! Mas, a forma de o propagar, poderá e deverá assumir a forma das novas tecnologias!

 

Penso no Ap. Paulo de Tarso... a única tecnologia que ele tinha era a escrita de cartas/ pergaminhos às Igrejas... não haviam telefones, as viagens eram caras e demoradas e desgastantes (de barco, cavalo ou a pé)... e quando ele foi preso, só mesmo por carta, poderia continuar a dirigir a Igreja de Cristo!

 

Hoje temos a tecnologia do video, da internet, do digital, da partilha de conteúdos em todo o tipo de aparelhos fixos, móveis, de consumo privado e pessoal e ou de consumo em massa... Canais de TV, emissão em direto e ao vivo, gravação de audio e video, leitores de MP3, telemóveis com grandes capacidades de video e som, internet, blogs, websites, redes sociais... e tudo isso, apesar de ser muitas vezes mal utilizado (por recusa da Igreja de Cristo em usar, satanás tomará logo conta!), mas que está ao alcance de todos nós para usofruto do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

 

Assim, cabe a nós (corpo de Cristo) utilizarmos as novas tecnologias. E usá-las com o intuito de engrandecer a Deus e de permitir que muito mais pessoas possam ser alcançadas com a verdade, tal como a passagem bíblica acima descreve.

 


E nunca esquecer que nas tecnologias que aplicamos e usamos é necessário ter o Temor do Senhor, pois não queremos que nada dos veiculos que utilizamos ou dos métodos que utilizamos sejam impedimento ao mover de Deus e do Seu Espírito Santo!

 

João Viegas

publicado por Jv às 10:35

mais sobre mim
Setembro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


arquivos
pesquisar